Post

Plano de Investimentos em Logística do Governo Federal pode inviabilizar portos Catarinenses

Postado por admin em 8 de julho de 2015 às 8:29 pm

Capa_PIL_2015

O Plano de Investimentos em Logística (PIL 2015), divulgado pelo Governo Federal,  apresenta um cronograma de obras e concessões de rodovias federais com o propósito de melhorar o escoamento da produção brasileira.  Em Santa Catarina o cronograma está, dentre outras concessões, priorizando as obras de duplicação da BR 153, claramente, com o objetivo de favorecer o fluxo de cargas para o Porto de Paranaguá (PR). Esta atitude levará os portos catarinenses, especialmente os de São Francisco do Sul, Itapoá, Itajaí e Navegantes a uma situação dramática.  A propósito desta questão, a FIESC já formulou a solicitação de extensão do trecho a ser leiloado da BR 282, de Chapecó a São Miguel do Oeste e da BR 153 até Lages. Mais: é importante que os leilões de concessão da BR 470/SC, da BR 280/SC e da BR 282/SC (trecho Lages-Florianópolis) ocorram o mais rápido possível para evitar a perda de competitividade dos portos catarinenses em face do leilão já em andamento da BR 153. O descompasso entre essas concessões produzirá efeitos danosos para a infraestrutura e para a logística de Santa Catarina. O deputado Esperidião Amin, já havia manifestado esta preocupação durante a exposição do Senhor Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no dia 19 de junho deste ano. Amin ainda colocou que o Programa deixa dúvidas quanto ao prosseguimento de obras já contratadas, tais como BR 470, BR 280, BR 163, BR 285.

Mapa_SC_PIL2015

Publicado no Jornal Folha de São Paulo de 4/7/2015 – Caderno Mercado – A21

Em face deste contexto, o deputado Esperidião Amin encaminhou ofício ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, ao Fórum Parlamentar Catarinense, à Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da ALESC, à Federação das Indústrias de Santa Catarina, à Superintendência dos Portos e aos Prefeitos Câmara Municipais de Itapoá, Navegantes, Itajaí e São Francisco do Sul, solicitando a união de esforços com vista a impedir que se concretize tão grande prejuízo para a economia dos Catarinenses.

Veja os termos dos Ofícios enviados pelo deputado Esperidião Amin

Veja também:

Exposição do Senhor Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, feita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina no dia 19 de junho, quando foi apresentado o chamado “Plano de Investimento em Logística”.

Exposição feita na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), no dia 29 de junho p.p., em evento sobre a infraestrutura de transportes e logística do Estado.

Como você avalia esta ação do Deputado?


Faça um comentário:


O seu endereço de email não será publicado.


Fechar
Título da foto
descrição da foto